Qua, 3/12/08 16:08
O QUE É UM ALÉRGENO?
Entende-se por alérgeno toda substância capaz de desencadear uma reação alérgica.
No caso da asma, os alérgenos penetram através das vias respiratórias (inalados) e/ou digestivas (ingeridos). Após alguns minutos do contato com o alérgeno a criança asmática, apresenta chiado. O quadro de falta de ar melhora dentro de duas horas porém, algumas vezes, é seguido por uma crise tardia (seis horas após a exposição).
No dia seguinte as vias aéreas estarão mais sensíveis do que normalmente e este aumento de sensibilidade pode durar duas semanas.
Uma exposição continua a um alérgeno leva a uma inflamação persistente das vias aéreas e piora os sintomas.
Evitar o contato com os alérgenos é de vital importância no controle da asma.
QUAIS SÃO AS CAUSAS MAIS COMUNS DE ASMA? (PRINCIPAIS ALÉRGENOS PROVOCADORES DE CRISES ASMÁTICAS)
A alergia é uma causa freqüente, como por exemplo, a alergia à poeira e ácaro, pêlos de animais, restos de insetos, mofos e polens.
A poeira é o alérgeno mais importante para o aparelho respiratório.
Os ácaros são seres microscópios que habitam o pó domestico e se alimentam de descamação da pele humana e dos animais.
A pessoa pode ser alérgica ao ácaro vivo, morto ou às suas fezes. Os ácaros são responsáveis por 90% de todas as manifestações de alergia respiratória no Brasil.
A alergia respiratória acontece devido a um fator genético, ou seja, é hereditária, não sendo obrigatório que se manifeste sempre, podendo aparecer em gerações diferentes e em qualquer idade.
Nas crianças pequenas, até três anos de idade, as infecções virais de vias aéreas superiores (resfriados, gripes e infecções de garganta) são os fatores desencadeantes mais freqüentes.
A alergia tem um papel importante na criança maior. Entre alérgenos mais comuns podemos citar: o pó doméstico (ácaros), fungos (bolor), penas, pelos e descamações de animais de estimação, piretro (substância contida em inseticidas e ceras), lã, paina, capim e pólen de plantas.
As substâncias irritantes de vias aéreas também são nocivas: poluição, fumaça desinfetantes, perfumes, produtos de limpeza e em especial a fumaça de cigarro.
Fatores emocionais podem agir como desencadeadores ou agravantes dos sintomas.
É comum os pais referirem que seus filhos pioram em épocas de provas, situações de estresse e problemas familiares.
Certos alimentos, principalmente os industrializados que contêm corantes e conservantes, medicamentos (ácido acetilsalício e os antiinflamatórios não esteróides) também podem ocasionar sintomas.
A mudança brusca de temperatura (mudança de tempo, friagem e ingestão de alimentos gelados) são freqüentemente relacionados no início de uma crise.
Em resumo, podemos dizer que são muitos os agentes desencadeadores de crise asmática e que a criança pode ser sensível à vários agentes ao mesmo tempo, tanto agora como no futuro.
Assim, sempre que estiver em crise ou tossindo, relembre o que fez, as substâncias que entrou em contato e as coisas que aconteceram naquele dia ou na véspera.
Mas lembre-se, as causas variam para cada pessoa e para cada crise.
Prof°. Dr°. Luzimar Teixeira
Universidade de São Paulo - USP
Instituto Punin de Informação e Referência em Asma - INSPIRA
Peluang Usaha Bisnis Online
Há 8 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário